top of page

A MENTORIA:

Como Produtor Criativo acompanho de perto tanto o desenvolvimento da pesquisa externa quanto da interna. O meu trabalho se baseia na investigação através de perguntas e exercícios, da sua ligação com o seu tema fílmico. 

Meu objetivo durante os nossos encontros é te auxiliar na construção de uma obra cinematográfica que não apenas reflita o seu tema escolhido, mas que também seja uma expressão íntima de sua visão de mundo.

A Produção Criativa do filme:

Muitas vezes a gente tem uma ideia ou uma história nas nossas mãos para fazer um documentário, mas não sabemos como transformá-la em um roteiro de filme. 

​

É como estar num caminho cheio de curvas e encruzilhadas, onde as possibilidades vão se desdobrando. Surgem dúvidas e é comum não saber como avançar na construção narrativa da nossa historia.

​

A nossa missão como diretores/as é tentar dar sentido as nossas escolhas. Quando nos sentimos perdidos, é bom lembrar que existem duas estruturas confiáveis que podem nos ajudar a encontrar o caminho:

Pesquisa

EXTERNA

​

Livros / Artigos

Filmes / Fotografias

Pessoas / Expertos

Tipos de Roteiros

Estrutura Narrativa

Arcos de personagens

Produção Criativa

Pesquisa

INTERNA

​

Qual a ligação

pessoal com tema?

 

Como te afeta

a pesquisa externa?

 

Qual a sua ligação pessoal  

com os personagens?

​

O que revela de

mim o projeto?

A pesquisa externa, frequentemente explorada pelos cineastas, é uma etapa fundamental e geralmente a mais tangível do processo. Ela envolve a coleta de dados, análise de fontes, investigação de informações e, em alguns casos, colaboração com especialistas para aprofundar a compreensão do tema abordado. Essa pesquisa pode fornecer um rico substrato de dados e referências, contribuindo para a construção de uma narrativa sólida e bem fundamentada.

Por outro lado, a pesquisa interna é o caminho pessoal e subjetivo. Envolve a exploração das próprias emoções, experiências e percepções do diretor(a) em relação ao tema do filme. Não há respostas certas ou erradas nesse processo, pois cada indivíduo reage de maneira única às questões levantadas pelo projeto. É nessa etapa que emerge o sentido íntimo da obra, carregado de identidade e subjetividade, refletindo a visão singular do diretor(a) sobre o mundo.

Pedro de Filippis

Diretor do documentário

"Rejeito"

“A mentoria do Davit Giménez do La_deriva.doc foi essencial na concepção criativa do Rejeito. É um acolhimento necessário para qualquer processo criativo."
Por trás do olhar

Comprar

EBOOK

Por trás do olhar

Agende aqui um encontro

gratuito de 20 min

Agende aqui um encontro

gratuito de 20 min

bottom of page